sábado, 19 de fevereiro de 2011

Educação Quilombola

Fonte: blogssidcerveja.blogspot.com

A Educação Quilombola não é muito conhecida e nem comentada em nossa sociedade atual. No entanto, os Quilombos fizeram e fazem parte de nossa história brasileira.
As comunidades quilombolas de nosso país, principalmente nos últimos dois séculos, têm recebido apoio de diversas organizações e investimentos sociais e políticos.
Quilombo é uma expressão antiga e significa “campo de iniciação”. A palavra quilombo, segundo Vieira é:
Uma associação de homens, aberta a todos, sem distinção de filiação a qualquer linhagem, na qual os membros eram submetidos a dramáticos rituais de iniciação que os retiraram do âmbito protetor de suas linhagens os integravam como co-guerreiros num regimento de super-homens invulneráveis às armas de inimigos. (VIEIRA, 2006).
Os quilombolas têm muitas histórias de vida, de luta, de conquistas e sofrimentos. A Proposta Pedagógica deste ensino deve ser pautada à escuta e ao conhecimento da realidade concreta desta comunidade.
Fonte de Pesquisa:
§  VIEIRA, F. S. da S. Herança cultural africana e identidade no (s) Kilombo (s). In: Projeto Quilombos Vivos. ASSAOC/Fundação Volkswagen. Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, 2006. P. 40-48.





Nenhum comentário:

Postar um comentário