sábado, 19 de fevereiro de 2011

Educação de Jovens e Adultos - EJA

A Educação de Jovens e Adultos está alicerçada e documentada na LDB (Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional), promulgada em 1996 na Lei nº 9394/96.
No Artigo 37 diz: “A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria.” Ou seja, homens e mulheres, solteiros ou casados, com filhos ou sem filhos, empregados ou desempregados, têm os mesmos direitos à educação básica que qualquer outro cidadão brasileiro.
No Artigo 38 assegura que: “Os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular”.
Este mesmo Artigo no Inciso I e II diz:
“I – no nível de conclusão do ensino fundamental, para os maiores de quinze anos;
II – no nível de conclusão do ensino médio, para os maiores de dezoito anos.”
Ainda no Artigo 38 no segundo parágrafo fala: “Os conhecimentos e habilidades adquiridos pelos educadores por meios informais serão aferidos e reconhecidos mediante exames.”
Por meio deste documento verificamos a importância e a autenticidade do EJA. Reconhecido por Lei a Educação de Jovens e Adultos tem tanto valor quanto de qualquer outro ensino regular.
Apesar da sua veracidade e autorização temos um grande número de analfabetos no Brasil chegando ao nº de 14,1 milhão segundo o IBGE de 2010. Infelizmente ainda há falta de conscientização por parte dos empregadores que não facilitam e nem estimulam a continuação dos estudos de seus empregados. E ainda há a discriminação e preconceito pelos próprios educandos.
Só diminuiremos o número de analfabetos quando empresas, governantes, estudantes, patrões e toda a sociedade se unirem e buscarem em conjunto um verdadeiro “país de todos”, onde teremos acesso a educação e à uma formação de qualidade.
Fonte de Pesquisa:
§  bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/2762/ldb_5ed.pdf?...

                                                         Fonte: mulheresmil.mec.gov.br 





2 comentários:

  1. Eu estudei no EJA apesar de não ser tempo integral e tudo de bom a concelho a todos que não terminou no tempo certo q estude em um EJA hoje estou no sexto semestre de pedagogia

    ResponderExcluir
  2. Eu estudei no EJA apesar de não ser tempo integral e tudo de bom a concelho a todos que não terminou no tempo certo q estude em um EJA hoje estou no sexto semestre de pedagogia

    ResponderExcluir