segunda-feira, 14 de março de 2011

Educação Ambiental




Em nossa formação escolar aprendemos de forma fragmentada que a Educação Ambiental significa cuidado e proteção à natureza e a todos os seres vivos. A Lei de Política Nacional de Meio Ambiente contempla uma educação e um estudo da ecologia:

[...] orientar a educação, em todos os níveis, para a participação efetiva do cidadão e de toda a comunidade na defesa do meio ambiente, cuidando para que os currículos escolares das diversas matérias contemplem o estudo da ecologia. (Decreto 99.274/9 que regulamenta a Lei de Política Nacional de Meio Ambiente).

Verificamos que a longos anos a educação ambiental é estritamente ecológica.
A Constituição Federal de 1988 diz no art. 225: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para os presentes e futuras gerações”.
Educar ecologicamente e de forma fragmentada não permite aos nossos educadores uma reflexão crítica sobre as questões ambientais e não permite ter uma visão ampla, integrada e complexa.
Infelizmente a Educação Ambiental, na maioria das vezes, visa à solução dos problemas ambientais físicos e não a discussão de questões sociais por meio da transversalidade e da interdisciplinaridade.
Hoje surge a necessidade de uma educação para a sustentabilidade, através da construção de um novo campo teórico no qual as preocupações da educação ambiental estivessem voltadas para os aspectos sócio-ambientais.
A sustentabilidade está relacionada ao conceito ecológico de estabilidade dos ecossistemas e associada ao equilíbrio dinâmico que garante as relações de interdependências estabelecidas entre os componentes de um sistema ecológico. A sustentabilidade promove a preservação do ambiente físico, mas também a preservação e a recuperação da qualidade de vida do homem.
A construção de um projeto de educação ambiental requer a participação de todo corpo docente, dos alunos, diversos profissionais, funcionários e membros da comunidade escolar. É preciso que esse projeto supere a fragmentação dos saberes e que possibilite um conhecimento integrado entre os aspectos físicos, biológicos, sociais, culturais, econômicos e políticos.
Não formaremos verdadeiros cidadãos se trabalharmos apenas com datas comemorativas. É preciso contextualizar temas ambientais com a realidade e a vivencia de nossos alunos. Esse trabalho deve levar a uma reflexão e ao mesmo tempo a uma mudança de atitudes e de conceitos. Para isso é preciso que mudemos nossa maneira de ensinar e de formar para a vida.
Esse projeto para ser bem elaborado pode envolver diversos profissionais e pode ser trabalhado com interdisciplinaridade, ou seja, envolvendo várias disciplinas e vários educadores. O importante é que esse trabalho leve o estudante a tomar consciência que é papel de todos nós protegermos, defender e buscar formas de sustentabilidade ao sistema ecológico. E como cidadãos precisamos agir conscientemente e ativamente na sociedade buscando cada vez melhores condições de vida a todo e qualquer cidadão indiferente de sua cor, raça, nacionalidade e etnia.






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