sábado, 19 de fevereiro de 2011

Educação do Campo

Fonte: itapeva.sp.gov.br

Quando falamos em Educação do Campo, logo pensamos em uma educação fraca, com poucos alunos, sem estrutura física ou material adequado à aprendizagem. Também pensamos  em um currículo pobre e falho. No entanto, a Educação do Campo pode ser enriquecedora, criativa e muito interessante se os educadores e gestores dessas escolas buscarem um currículo adaptado à realidade e à necessidade dos educando do campo.
Infelizmente o que vemos no campo é um currículo copiado da educação urbana. Acredito que os conteúdos devem ser transmitidos e ensinados como qualquer outro ensino da rede regular de ensino. No entanto, a prática, a interdisciplinaridade e a dinâmica precisam ser adaptadas à realidade do campo de forma que os alunos sintam-se integrantes ativos no processo educativo.
O Projeto político Pedagógico numa escola do campo deve levar ao respeito às diferenças sejam elas raciais, econômicas e sociais; e ao direito à igualdade e abrangência da diversidade do campo em seus aspectos sociais, culturais, políticos, econômicos, de gênero, geração e etnia.
O desenvolvimento do currículo educacional do campo busca respeitar a identidade da vida no campo: seus costumes,  tradições, conhecimento e realidade.
Segundo RICE (1999) uma das propostas para a educação de campo são:
a)    Mudança do calendário escola, respeitando-se o calendário escolar agrícola;
b)    Redefinição dos conteúdos curriculares, adotando-se uma forte tendência à interdisciplinaridade, tendo como eixo articulador as questões ambientais;
c)    Participação da comunidade, na gestão, no acompanhamento das práticas educativas ou mesmo ministrando aulas e programas na escola;
d)    Articulam-se formação acadêmica, moral (em especial, ressaltando as práticas comunitárias) e lazer (normalmente esquecidas nas programações oficiais);
e)    Nucleação de pequenas escolas no meio rural (RICE, 1999).
Outra proposta que pode ser viável é fazer parcerias com meios para melhorar a vida no campo e até mesmo com pais e familiares para se ensinar a plantar, colher e realizar atitudes que ajudarão os alunos do campo.
Fonte de Pesquisa:

Fonte: escolasetedesetembro.com.br






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