sábado, 19 de fevereiro de 2011

Educação Indígena

Fonte: paxnobis.org.br

Os indígenas, primeiros nativos em terras brasileiras, tiveram o ensino e a educação pelos brancos de forma violenta, bruta e até mesmo escravizante. De forma grosseira e sangrenta foram obrigados a abandonar seus costumes, hábitos, tradições e culturas para adotar costumes, trabalhos e ensinamentos diferentes dos seus.
Anos, décadas e séculos se passaram após essa violenta colonização. As poucas civilizações indígenas que restaram de nosso país tentam resgatar e transmitir seus conhecimentos, tradições e costumes de seu povo e de sua gente.
Em nossa sociedade a educação indígena está amparada na LDB de 1996 no Artigo 78 que diz:
O Sistema de Ensino da União, com a colaboração das agências federais de fomento à cultura e de assistência aos índios, desenvolverá programas integrados de ensino e pesquisa, para oferta de educação escolar bilíngüe e intercultural aos povos indígenas, com os seguintes objetivos:
I – proporcionar aos índios, suas comunidades e povos, a recuperação de suas memórias históricas; a reafirmação de suas identidades étnicas; a valorização de suas línguas e ciências;
II – Garantir aos índios, suas comunidades e povos, o acesso às informações, conhecimentos técnicos e científicos da sociedade nacional e demais sociedades indígenas e não – índias.
Estudo antropológico descobriu-se que os indígenas jamais se aculturaram. O que aconteceu foi perda de identidade étnica.
Eles são uma minoria etnicamente diferenciada, que deve ser respeitada na sua diferença e que é capaz de analisar a realidade em que vive e define de forma autônoma seu próprio projeto político e a condução de seu futuro. (DOMINGUES, pg. 73, 2009).
A educação indígena não deve ser pensada como uma escola normal, mas deve ser pensada como um sistema aberto com um currículo que responda às necessidades desse povo e que respeite sua cultura, civilização, costumes, etnias e sua história.
Fonte de pesquisa:
§  MARANHE, Elisandra André; MORAES, Mara Sueli Simão. Educação para populações específicas – Coleção UNESP – SECAD – UAB, Diversidade e Cidadania, v. 3. Bauru: UNESP, 2009.




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