terça-feira, 22 de março de 2011

Educação para as questões de gênero e diversidade sexual


Quando nos referimos sobre as questões de gêneros, estamos nos referindo a um campo social, histórico e psicológico. Para refletirmos sobre esse assunto faz-se necessário pensarmos sobre nossa formação sexual e sobre o que queremos transmitir àqueles que nos são confiados sejam eles filhos, alunos ou parentes próximos.
No dicionário a palavra “Gênero” significa um conjunto de características comuns que definem algum fenômeno, uma tipologia. O gênero masculino e feminino, homens e mulheres, machos e fêmeas não são estabelecidos apenas pela biologia, mas é uma construção social, política e cultural.
Não são as características físicas que identifica as concepções de gênero. Podemos encontrar pessoas que se sentem “masculinas”, “femininas”, “ambíguas” e, ao mesmo tempo, apresentam características anatômicas e fisiológicas do sexo masculino, feminino e, além disso, também expressam seu desejo sexual por homens, mulheres, ou ambos, sem necessariamente corresponder a uma regra fixa.
A questão de gênero se torna um problema em sala de aula quando não se respeita as escolhas sexuais dos alunos e quando o ensino não conduz a uma reflexão. Infelizmente a maioria de nós teve uma educação e formação sexista, mas a sociedade de hoje clama por educadores de mente aberta e com responsabilidade que conduza a sala de aula ao respeito e aceitação dos diversos gêneros sexuais que encontramos hoje.




Nenhum comentário:

Postar um comentário