segunda-feira, 14 de março de 2011

Declaração dos Direitos Humanos - uma práxis para a Educação na Diversidade

Fonte: profanaispada.blogspot.com


Desde o início da humanidade sempre houve desigualdades sociais, preconceitos, violências e descriminações quanto à raça, etnia e religiosidade, no entanto, era visto como algo comum e os direitos e deveres humanos praticamente não existia.
            Com o passar dos anos adquiriu-se os direitos, os deveres, a liberdade de expressão e o cidadão tornou-se ativo e participativo na sociedade e novos rumos foram tomados.
            No dia 10 de Dezembro de 1948, a Assembléia Geral das Nações Unidas proclamou a Declaração Universal dos Direitos Humanos. A Declaração Universal dos Direitos manos da Organização das Nações Unidas afirma: “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade”.
            A Declaração Universal dos Direitos Humanos em seu Artigo 1° reforça o direito e a dignidade humana de todo e qualquer cidadão seja ele negro ou branco pobre ou rico, heterossexual ou homossexual, independente de sua religiosidade, cultura ou etnia. Todos têm sua importância na sociedade e precisa ser respeitada sua diversidade e liberdade de escolha.
            Representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, foi promulgada  a  Constituição da República Federativa do Brasil no ano de 1988.
No Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
I - a soberania;
II - a cidadania;
III - a dignidade da pessoa humana;
IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;
V - o pluralismo político.
            Tanto na Declaração Universal dos Direitos Humanos quanto na Constituição Federativa do Brasil, podemos observar um país e um mundo preocupado com os direitos do cidadão e a dignidade da pessoa humana, porém, sabemos que os direitos se encontram no papel e nas leis que regem o país e o próprio universo. Sabemos que na prática e no dia-a-dia esta realidade ainda está longe de acontecer.
            Nos meios de comunicação, nas ruas, nos lugares de lazer e entretenimento, no trabalho, no campo ou na cidade e inclusive nas instituições educacionais ainda se vê vestígios de desigualdades, de preconceito, de intolerâncias e tantos outros fatores que destroem sonhos, tiram alegrias e matam esperanças de todo um povo, raça e nação.
            Acredito que a Educação pode mudar essa história e indicar um novo caminho desde que os responsáveis pela educação, ou seja, os gestores e os docentes tenham consciência do seu papel transformador dentro da escola e na sociedade.
            No mundo globalizado em que nós nos encontramos torna-se urgente o respeito às diversidades sociais, culturais e a boa convivência com o diferente. A Educação garante a cidadania, a paz, os valores, a liberdade e a garante que os direitos humanos sejam respeitados em sua totalidade.

Referência


                                                        Fonte: diversidade-educação.blogspot.com







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