domingo, 8 de maio de 2011

TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM PANORAMA A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE







Vivemos em uma sociedade de digitalização. Nossos alunos sabem navegar, pesquisar, criar, interagir, socializar e desenvolver diversas atividades tecnológicas fora da escola, em família, nos grupos de amigos, em clubes e diversos ambientes. No entanto, muitas instituições de ensino não se adequaram a essa realidade.

As escolas permanecem, em pleno século XXI, no tradicionalismo e no mono diálogo onde apenas o professor fala e os alunos ouvem. O formato da sala, a metodologia aplicada, os materiais utilizados, o giz, o quadro negro e tantos outros conceitos não foram atualizados de acordo com a realidade em que vivemos. A Educação tem a função de educar de forma integral o ser humano. No entanto, a metodologia tradicionalista que ainda vigora nas escolas públicas e desatualizada não cativa mais nossos alunos que se encontram voltados às infinidades de multimídias e sistemas digitais. Os meios de comunicação, a medicina, o transporte, a zona rural e tantos outros ambientes se atualizaram, mas a educação continua com a mesma forma de ensinar.

Diante dessa urgência em atualização e motivação, a Educação a Distância oferece uma nova maneira de transmitir conhecimentos.  Através da navegabilidade, da interatividade, da inovação, da conectividade, dos múltiplos estímulos, fácil atualização nos materiais didáticos e beleza nas apresentações do aprendizado, a EAD abre caminhos para a escola convencional.  Com suas salas enriquecedoras, ampliada e expandida as aulas se tornam dinâmicas, interativas e o aprendizado torna-se de qualidade, pois todos participam e interagem na educação.

A Educação a Distância é mencionada muitas vezes como: ensino a distância, auto ensino, autoinstrução, aprendizagem durante toda a vida, educação aberta, formação continuada, estudo on-line e outras comparações. Embora as palavras instrução, ensino e educação pareçam ter o mesmo significado possuem conceitos diferentes. Vejamos cada um desses conceitos:

·         Instrução: indicações da utilização de algo; síntese de como se fazer alguma coisa; ato de instruir = ensinar; conjuntos de conhecimentos ou saber. Vem de procedimentos, saber fazer, capacidade, treinamento para executar algo.

·         Ensino: Ação, arte de ensinar, de transmitir conhecimentos. Orientação no sentido de modificar o comportamento da pessoa humana. Envolve professores, autores, saberes, entendimento, transmissão e sala de aula.

·         Educação: É o princípio comunicativo, utilizado pelas sociedades, para desenvolver no indivíduo a consciência de suas potencialidades, a partir da interpretação dos sinais gráficos até a construção dos conhecimentos que favoreçam o desenvolvimento de um raciocínio comportamental e disciplinar, na sua individualidade, diante do grupo social e no meio ambiente em que vive. É a formação como um todo de modo integral.

Como vimos, a educação exerce um papel sublime e superior com relação à instrução e ao ensino. Dessa forma “educação à distância” desempenha uma função integral no desenvolvimento do ser humano.

A EAD com suas tecnologias de informação e comunicação tem potencial para ajudar instituições e educadores a superar muitos dos desafios, sobretudo o da qualidade de ensino. A Educação a Distância utiliza contextos e encontros pedagógicos motivadores que ampliam a curiosidade, a motivação, a pesquisa, a interação, a diversidade, as variedades de estímulos e ao dinamismo. Essas metodologias favorecem a construção de cidadãos ativos, participativos e melhores preparados para atuarem na sociedade em que vivemos.

 Portanto, deixemos o tradicionalismo para trás e avancemos com um olhar dinâmico, atual e interativo na formação de nossas crianças e jovens na sociedade atual.



2 comentários:

  1. Parabéns adorei o blog. Reamente a EAD veio para contribuir muito na educação trata-se de um projeto que deu muito certo,e é inegável que muitos que estavam fora das salas de aula tem retornado devido a flexibilização e acessibilidade visível da modalidade.

    ResponderExcluir
  2. Olá Maria,
    Que bom que gostou do blog. Acredito que a EAD contribui muito para a formação de cidadãos críticos e atuantes na sociedade em que vivemos. É uma nova alternativa para os que se encontram impossibilitados de estudar por motivos de tempo e por problemas geográficos. Abraços e bom estudo!

    ResponderExcluir