domingo, 15 de maio de 2011

Apresentação dos conteúdos e a organização das atividades em sala de aula


Todos nós professores sabemos que o tempo, dentro e fora da sala de aula, passa rapidamente e se torna escasso os conteúdos programáticos, o currículo pedagógico e a aprendizagem escolar se não tivermos uma organização de conteúdos, dos programas e das atividades.
Para criarmos tal condição é necessário termos em mente e sabermos diferenciar as diferentes modalidades organizativas. São elas:

·         Atividades Sequenciadas;

·         Atividades Permanentes;

·         Atividades Independentes;

·         Projetos.


                                                  Atividades Sequenciadas         

          São situações didáticas articuladas, que possuem uma sequência de realização cujo principal critério é o nível de dificuldade – há uma progressão de desafios a serem enfrentados pelos alunos para que construam um determinado conhecimento.                         

Tempo de duração: variável

Características Básicas: funcionam de forma parecida com os projetos e podem integrá-los, mas o produto final é apenas uma atividade de sistematização/fechamento.

Exemplos de situações didáticas: atividades de ortografia, gramática, de aprendizagem sobre um gênero ou portador textual, de multiplicação, divisão, etc., ou seja, conteúdos que não poderiam ser aprendidos em uma única atividade – mas em várias, e nem necessitariam compor um projeto.


Atividades Permanentes

          São situações didáticas propostas com regularidade, cujo objetivo é constituir atitudes, desenvolver hábitos, etc. Por exemplo: para promover o gosto de ler e escrever, desenvolver atitudes e procedimentos que leitores e escritores desenvolvem a partir da prática de leitura e escrita.

Tempo de duração: Repetem-se de forma sistemática e previsível – semanal, quinzenal ou mensalmente.

Característica básica: A marca principal dessas situações é a regularidade e, por isso, possibilita contato intenso com um tipo de texto, autor, assunto, etc.

Exemplos de situações didáticas: Roda de biblioteca, leitura compartilhada, roda de notícias, rodas de curiosidades científicas, situações diárias de escrita para registrar e organizar conteúdos em estudo, cópia da lição de casa, realização das atividades propostas, etc.

Atividades Independentes

          São situações ocasionais em que algum conteúdo significativo é trabalhado sem que tenha relação direta com o que está sendo desenvolvido nas outras atividades ou projetos, ou situações de sistematização de algum conhecimento estudado em outras atividades ou projetos.

Tempo de duração: variável, mas normalmente trata-se de uma atividade única.

Característica básica: tratam de conteúdos significativos, ainda que não façam parte do currículo da série, ou sistematizam conhecimentos estudados.

Exemplos de situações didáticas: Discussão sobre um tema debatido na mídia, leitura de um conto, notícia ou poema trazido por um aluno, escrita de uma carta para um colega ausente, sistematização de conhecimentos estudados em uma sequência de atividades etc.

Projetos

          São situações didáticas que se articulam em função de um objetivo (situação-problema) e de um produto final. Contextualizam as atividades de linguagem oral e escrita (ler, escrever, estudar, pesquisar) e podem ser interdisciplinares.

Tempo de duração: Depende dos objetivos propostos - podem ser dias ou meses. Quando de longa duração, os projetos permitem o planejamento de suas etapas e a distribuição do tempo com os alunos.

Características básicas: ter uma finalidade compartilhada por todos os envolvidos, que se expressa na realização de um produto final, cuja construção desencadeou o projeto.

Exemplos de situações didáticas: confecção de um livro sobre um tema pesquisado e/ou composto de textos de gênero estudado, confecção de cartazes, mural, folheto informativo, recital de poemas, leitura em voz alta de contos para um determinado público, etc.


(Síntese a partir do texto: “É possível ler na escola?”, de Délia Lerner, em: Ler e escrever na escola – o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmedia.






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